A dor dos corpos



Estou afogado entre prédios.

E a natureza aprisionada entre anúncios
coloridos de amor, contas, tarot.

A catinga de urina nos postes e cantos
dos muros geram cores e caras.

No ponto de ônibus, vários olhares calados
no horizonte derretido.

Meu busão vem rastejando pela rua.

Ele para e o povo se afunila na sua porta.

Lá dentro, os semblantes gritam, e das testas pinga sangue.

E os olhos gulosos se cravam nas tetas da preta em transe, cansada.

Ela chora e ninguém ouve. Nem eu, que também choro, ouço.

Vejo um velho branco e baixo de cabeça chata e rosto fechado
tentando sem pudor encoxar uma menina mulata com roupa de escola.

Ela nota e se afasta, sem espanto. Atravessa o corredor entulhado
e se aloja no fundo com os demais moribundos.

Fico colado na catraca, travado. Para além dela, os gemidos surdos e queixas
encharcam a atmosfera escurecida. O ônibus se entope. O calor me envolve os sovacos
e o ar me escapa, como de costume.

“Mais um passinho no corredor, pessoal, por favor!”
berra o cobrador com sua voz rouca.


Sou empurrado, amassado. “Vai meu, passa aí”,
o homem atrás de mim. Passo o bilhete. Desponta o estalo metálico.

Fico ali grudado a uma senhora gorda, que me olha toda hora, sem brandura.

Um cotovelo espeta minhas costelas. Não me mexo.

O busão se move com um arranco que empurra mais em mim o cotovelo e eu me contorço.

Tento olhar pro fundo do corredor.

O homem branco e baixo de cabeça chata está lá, bem ao lado da garota que volta
da escola. Engulo seco e atiro os olhos pela janela, buscando
me perder até o fim da viagem, da semana, e, com sorte, da vida.

Douglas Santos Silva.

Maio/Novembro de 2017.

Pensar em formar um conto só com “O som que vem do morro”.




Foto: Mídia NINJA. Imagem ilustrativa adicionada pelo corpo editorial.


Compartilhar Google Plus

Autor O KULA

Texto enviado como colaboração ao corpo editorial do KULA. O CEUPES não se responsabiliza pelo conteúdo veiculado em suas postagens, à exceção dos editoriais assinados.

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial